Alugar carro é cada vez mais fácil


Setor de locação cresceu anualmente 10% nos últimos três anos.
Especialistas alertam sobre condições do contrato e vistoria do veículo.


Optar pelo aluguel não era um hábito entre os motoristas brasileiros há quase 20 anos, quando as locadoras de veículos começaram a expandir seus negócios com foco em pessoas jurídicas. Mas o perfil do consumidor mudou e o setor investe cada vez mais para atrair outro tipo de motorista.

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o setor tem crescido anualmente cerca de 10%. Para 2010, não é diferente: espera-se expansão de 10% a 12% sobre os R$ R$ 4,37 bilhões faturados em 2009.

O aumento da concorrência entre locadoras criou um mercado com mais opções. Mesmo assim, o consumidor deve estar atento às cláusulas do contrato antes de alugar um veículo. De acordo com a Abla, primeiramente é preciso se informar sobre as exigências das locadoras. Algumas agências adotam como política alugar automóveis somente para maiores de 21 anos. Elas também podem estabelecer que o cliente esteja com a carteira de habilitação há pelo menos dois anos.

Retirada do carro

Na hora de retirar o carro, o coordenador de serviços automotivos do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), José Palacio, recomenda fazer a vistoria do veículo com atenção e sem pressa, especialmente nos casos de viagens longas. Segundo ele, é preciso checar o estado dos pneus e do estepe, inclusive se estão calibrados, o nível do óleo e da água. Ainda é preciso se certificar que macaco, chave de roda e triângulo estão no automóvel. “Outro cuidado importante é verificar o documento do carro, que deve estar no veículo e dentro da validade”, ressalta Palacio.

Fonte:G1 - auto esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trilogia: Os Deuses Devem Estar Loucos Dublado DVDRip XviD

RELEMBRANDO O ROCK DE VERDADE (Philips Monster of Rock)